null

Atualmente uma série de lugares como hotéis, restaurantes e lojas disponibilizam internet para seus clientes, mas o uso dessas rede pode ser considerado confiável?

Algumas medidas podem ser tomadas para deixar esse tráfego um pouco mais seguro, confira abaixo alguns deles:

Não conecte em uma rede completamente desconhecida, se você realmente precisa utilizar a internet de um lugar, verifique com os funcionários se há uma rede disponível do estabelecimento.

Muitas vezes nossos smartphones utilizam a função de conectar em qualquer rede que esteja disponível e isso pode causar problemas,** evite conectar-se em redes sem senha**, elas geralmente possuem um nível de criptografia mais baixo o que faz com que elas sejam mais vulneráveis.

Fazer o** uso de uma rede privada virtual (VPN)** também é uma maneira de manter sua navegação protegida. A VPN vai ser responsável por criptografar o tráfego entre sua máquina e o servidor, fazendo assim, com que a sua navegação seja mais segura e também acessar sites que são restritos naquela rede.

Ah, mas eu posso usar VPN no celular?

Sim, você pode!

Segue uma lista de aplicativos que você pode instalar no seu smartphone:

- avast! SecureLine VPN (iOS e Android)

- Betternet Unlimited Free VPN (iOS e Android)

- FinchVPN (Android)

Uma boa forma de proteger os seus dados é habilitando a autenticação de dois fatores em sites ou redes sociais que oferecem essa opção, geralmente, com esse recurso, é necessário informações adicionais que só você possui acesso, sendo SMS ou dentro de uma rede que você já têm um acesso.

Tente ainda não usar a mesma senha em vários sites e trocá-la com uma certa frequência. Hoje em dia existem vários sistemas de gerenciamento de senhas, você pode guardá-las sem se preocupar com isso.

Mantenha o recurso de compartilhamento de arquivos desativado, essa função permite que você possa enviar arquivos de um dispositivo para outro que esteja utilizando a mesma rede de Internet, e você pode desativá-lo através do menu de configurações de rede do seu sistema operacional, independente de qual for.

Evite fazer compras online, tente não realizar transações financeiras, elas podem revelar senhas ou dados sensíveis, como números de cartão de crédito, por exemplo, e podem ser interceptadas.

Uma outra opção é ter um **antivirus **instalado e mantê-lo sempre atualizado, tenha certeza de que seu firewall está ativo, e depois da sessão faça uma varredura no dispositivo para identificar possíveis vírus que possam ter infectado.

Por ultimo, faça o** logoff da rede** que você utilizou e esqueça essa rede em seu dispositivo. Para facilitar esse processo, você pode deixar configurado para que ele mesmo faça isso.